Newsletter 28 de novembro de 2023 – Palestina

Amanhã, 29 de novembro, é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Ocupem as ruas contra o genocídio e o apartheid!

Palestina Livre, do rio ao mar!


Newsletter 28 de novembro de 2023

Embaixada do Estado da Palestina no Uruguai

🔴 BOLETIM DIÁRIO SOBRE A SITUAÇÃO NO CAMPO🔴

Hoje é o quinto dia da “trégua humanitária” para a troca de crianças e mulheres prisioneiras por reféns israelenses em Gaza. Hoje também marca 53 dias desde o início da agressão israelense mais brutal por terra, mar e ar contra a já sitiada Faixa de Gaza.

🔳 “Quando nós, como palestinos, falamos sobre essa limpeza étnica em andamento, que é ignorada e é inerente à ideologia sionista, somos, no melhor dos casos, apaixonados e, no pior, irritados e odiosos. Mas na realidade, somos apenas narradores confiáveis.” – Mohammad El-Kurd, escritor de Jerusalém Ocupada.

Em um balanço não definitivo, onde os números se baseiam nos corpos que chegam aos hospitais; a agressão da ocupação israelense contra nosso povo em Gaza e na Cisjordânia já resultou em 16.232 mortos e 39.000 feridos desde 7 de outubro.

⚠ CIFRAS E DADOS NÃO ATUALIZADOS

Faixa de Gaza: mais de 16.000 mortos e mais de 36.000 feridos.

Cisjordânia: 232 mortos e mais de 2.950 feridos.

🔴 6.150 crianças mortas.

🔴 4.000 mulheres e 695 idosos mortos.

🔴 7.000 desaparecidos, incluindo 4.700 crianças.

🔴 1,7 milhão de deslocados: 15% deles com capacidades diferentes.

🔴 205 membros da equipe de saúde foram mortos.

🔴 36 membros da Defesa Civil e Resgate foram mortos.

🔴 64 jornalistas foram mortos.

🔴 50 instalações da UNRWA destruídas.

🔴 59% das unidades habitacionais destruídas.

🔳 As equipes de resgate, ambulâncias e voluntários na Faixa de Gaza recuperaram 160 cadáveres de debaixo dos escombros e das ruas e estradas nas últimas 24 horas.

🔳 No quinto dia da “trégua humanitária”:

👉 A lista de palestinos libertados das prisões da ocupação israelense inclui 15 crianças e 15 mulheres.

👉 Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Facilitamos com sucesso a libertação e o transporte de 12 reféns de nacionalidades austríacas, argentinas e filipinas em Gaza.

👉 Porta-voz militar israelense: Nossas forças estão prontas e preparadas para retomar a guerra e estamos mais fortalecidas e com mais equipamento.

👉 PRCS: As forças de ocupação israelenses impediram a entrada de um caminhão de combustível ao norte da Faixa de Gaza, que tinha como objetivo melhorar o trabalho das 7 ambulâncias que operam lá e que estão ameaçadas de parar devido à falta de combustível.

👉 Em uma contínua violação da trégua: quatro cidadãos foram feridos por tiros da ocupação na cidade de Gaza. Os cidadãos estavam tentando voltar para suas casas para ver seu estado e recolher seus pertences. As forças de ocupação também atacaram cidadãos no bairro de Tal Al-Hawa, nas proximidades do Hospital Al-Quds. Além disso, dispararam e queimaram casas nos campos de refugiados de Al-Bureij e Al-Maghazi.

🔳 Ministra da Saúde palestina, Mai Alkeileh:

👉 470 feridos da Faixa de Gaza foram acolhidos nos hospitais egípcios, e esperamos que a alta de mais feridos seja concluída nos próximos dias.

👉 35.000 feridos da Faixa de Gaza precisam de tratamento.

👉 26 hospitais dos 35 foram desativados devido à agressão israelense à Faixa de Gaza.

👉 É de suma importância levar ajuda à Faixa, que sofre uma grave escassez de alimentos, medicamentos e suprimentos médicos.

🔳 OMS: Gaza corre alto risco de surtos explosivos de doenças infecciosas. A intensa superlotação e a interrupção dos sistemas de saúde, água e saneamento estão exacerbando a situação. A escassez de alimentos está enfraquecendo as pessoas pela fome, tornando mais suscetíveis a doenças. Pedimos:

👉 Cessar-fogo

👉 Acesso sustentado de ajuda a Gaza

👉 Proteção de civis e atendimento de saúde

👉 Respeito ao direito internacional humanitário

🔳 Presidente dos EUA, Joe Biden: “Jill e eu ficamos horrorizados ao saber que três estudantes universitários de ascendência palestina – dois dos quais eram cidadãos americanos – foram baleados no sábado em Burlington, Vermont. Enquanto aguardamos mais informações, sabemos disso: não há absolutamente nenhum lugar para o ódio nos Estados Unidos. Estamos unidos aos Estados Unidos para orar por sua total recuperação e estamos prontos para fornecer os recursos federais necessários para ajudar na investigação.”

👉 As famílias dos três palestinos baleados nos EUA: “Não temos dúvidas de que nossos filhos foram atacados simplesmente por serem palestinos.”

👉 Em uma carta, um deles, Hisham Awartani: “É importante reconhecer que isso faz parte de uma história mais ampla. Este terrível crime não ocorreu no vácuo. Se eu tivesse sido baleado na Cisjordânia, onde cresci, os serviços médicos que salvaram minha vida aqui provavelmente teriam sido retidos pelo exército israelense. O soldado que atirou em mim voltaria para casa e nunca seria condenado.”

🔳 Anistia Internacional: As restrições discriminatórias dos governos europeus ao financiamento da sociedade civil palestina correm o risco de aprofundar a crise dos direitos humanos:

👉 “apesar dos atrozes apelos para matar, deslocar à força ou usar armas nucleares contra os palestinos por líderes e ONGs israelenses, bem como dos repetidos ataques mortais contra civis por parte de forças e colonos israelenses, e até mesmo de ONGs que constroem assentamentos ilegais em terras palestinas ocupadas, incluindo aqueles denunciados pela UE, não existem requisitos semelhantes para as organizações israelenses ou órgãos governamentais condenarem esses crimes. Esse flagrante duplo padrão não é apenas discriminatório, mas também demonstra uma abordagem preocupantemente seletiva dos direitos humanos”.

🔳 O Ministério de Relações Exteriores e Expatriados da Palestina rejeita as declarações e práticas de Netanyahu e seu governo de minar e impedir a encarnação do Estado palestino: O Estado palestino existe e é necessária uma verdadeira resolução internacional para pôr fim à ocupação e concretizá-lo no terreno.

👉 UNRWA: Cerca de 1,8 milhão de pessoas, representando mais de 80% da população, foram deslocadas em toda a Faixa de Gaza desde 7 de outubro. Até 24 de novembro, quase 1,1 milhão de pessoas deslocadas estavam abrigadas em 156 instalações da UNRWA. De Gaza, Thomas White/UNRWA: “Você se depara com blocos inteiros que foram demolidos, apenas camadas de concreto de prédios que desabaram.”

👉 Save the Children: A prorrogação de dois dias da pausa nos combates é uma boa notícia, mas as crianças de Gaza não estarão seguras até que um cessar-fogo duradouro seja acordado.

🔳 Hoje, na Assembleia Geral da ONU: Tema 34 e 35 do programa: Questão da Palestina e Situação no Oriente Médio:

▪ Presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis:

👉 Compartilho o profundo alívio que essa pausa deve trazer aos afetados e suas famílias. Esta pausa oferece esperança, mas não é suficiente. Reitero meu apelo a um cessar-fogo de longo prazo para que a ajuda humanitária possa chegar a todos os necessitados e haja corredores de ajuda humanitária permanentes e seguros.

👉 Condeno veementemente os danos indiscriminados causados às escolas da ONU que atualmente abrigam mais de 1 milhão de civis. É inimaginável que as escolas já não sejam invioláveis e não sejam usadas exclusivamente para seu único propósito, a educação.

👉 Apelo aos Estados que apoiem a UNRWA enquanto ela continua enfrentando a maior crise humanitária.

👉 Presto homenagem ao pessoal da UNRWA que deu sua vida no meio dessa carnificina.

▪ Ministro Riyad Mansour, Observador Permanente do Estado da Palestina na ONU:

👉 “Desde a geração de 1948, esta é a que sofreu da maneira mais dolorosa e traumática. Este é o período mais mortal já suportado pelos palestinos na Faixa de Gaza.

👉 Esta trégua deve se transformar em um cessar-fogo permanente. Os massacres de crianças, mulheres e homens palestinos não podem ser retomados. A consciência humana não pode suportar isso.

O direito internacional, incluindo o direito humanitário e o direitos humanos, o proíbe.

👉 A magnitude dos assassinatos e mutilações é testemunho de quão indiscriminada é esta guerra e mostra que seus principais objetivos e vítimas são, na verdade, a população civil da Faixa de Gaza.

👉 Esta catástrofe demonstrou duas coisas: que não há paz no Oriente Médio sem uma solução justa e duradoura para a Questão da Palestina de acordo com o direito internacional e as resoluções pertinentes da ONU; e que a liberdade palestina, e não uma maior opressão e ocupação, é o caminho para a paz e a segurança para todos.”

⚠ CISJORDÂNIA E JERUSALÉM:

🔳 Esta tarde, um menino de 14 anos, Amer Wahdan, de Tubas, foi morto pelo exército de ocupação israelense. O jovem Yassin Al-Asmar (26 anos), de Beitunia, foi morto pela ocupação. O adolescente Malik Daghra (17 anos) foi morto por Israel em Kafr Ain, a noroeste de Ramallah. Outros jovens foram feridos com tiros.

🔳 Hoje, as forças de ocupação israelenses prenderam quatro cidadãos, incluindo um idoso, de Hebron. Além de um casal de Jericó.

🔳 A ocupação israelense derrubou 3 casas a leste e ao sul de Hebron, deslocando 30 pessoas.

🔳 Hoje, as forças de ocupação confiscaram 1,5 km de terras de três aldeias palestinas em Belém, para fins coloniais.

🔳 Hoje, os colonos construíram uma nova estrada de assentamento nas terras de Khirbet Yanun, ao sul de Nablus.

Embaixada do Estado da Palestina no Uruguai


Tradução: Marino Mondek


Você pode acessar o documento em espanhol aqui:

News do dia 27:

News do dia 26

News do dia 25

News do dia 24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *