Hoje, 9 de julho, nuestros hermanos argentinos comemoram sua independência, assinada em San Miguel de Tucumán, em 1816. Neste mesmo dia e lugar, mas em 1935, nasceu uma das maiores vozes da música: Mercedes Sosa. Também em 9 de julho, de 2019, depois de muito esforço, publicamos nosso primeiro editorial. Hoje comemoramos dois anos de existência.
O Contrapoder nasceu para ser uma ferramenta que auxilie no debate para a transformação radical de tudo que existe sob a ótica capitalista. Queremos e acreditamos estar auxiliando na luta pela construção de um novo modelo de vida, de sociabilidade e de mundo. Somos mais uma peça neste imenso tabuleiro que pretende mudar as estruturas vigentes, baseadas na exploração da humanidade. Lutamos por uma forma de existência baseada no bem comum.
Nestes dois anos tivemos mais de 500 textos – entre entrevistas, artigos, colunas e editoriais –, 10 cursos gratuitos, diversos debates em vídeo, podcasts etc.
Neste curto período, tivemos mais de 300 mil acessos em nosso site, por mais de 150 mil pessoas diferentes
E o que mudou? Em que conseguimos contribuir?
La Negra, como ficou conhecida Mercedes Sosa, imortalizou, em uma de suas interpretações mais marcantes, a consigna “cambia todo en este mundo”.
Nosso balanço destes dois anos é justamente o de que somos, assim como você, parte ativa dessa mudança necessária. “Nunca mais nada sobre nós, sem nós”, já disseram os movimentos oprimidos do nosso continente. São dois anos de construção para este câmbio rumo ao bem comum, pelo comunal, para o comunismo.
Que os próximos dois anos sejam de mais vitórias, mais lutas e mais mudanças!
Cambia, todo cambia…
Contrapoder, 9 de julho de 2021.
Parabéns pelo trabalho fantástico que vocês fazem. Sou grata pela existência de cada um@ que está engajado nessa luta. Que venham mais 100 anos para juntos comemorarmos!