Lançamento: Por um Cinema Popular: Leon Hirszman, Política e Resistência

Quarta-feira, dia 28 de abril, às 20h, faremos o lançamento do livro “Por um Cinema Popular: Leon Hirszman, Política e Resistência”, de Reinaldo Cardenuto. O evento terá a participação do autor e dos debatedores Eduardo Morettin, Ismail Xavier e Marcos Napolitano. A mediação será realizada por Ana Hirszman Sampaio.

Resumo do livro:

Durante o regime militar brasileiro, Leon Hirszman foi um dos principais nomes para a consolidação da resistência cultural. Em busca de um cinema que dialogasse com amplo público, o realizador dirigiu filmes que desnudaram as contradições existentes na ditadura. Que País é Este?, ABC da Greve e Eles Não Usam Black-Tie, obras produzidas entre 1976 e 1981, evidenciam a força de um cineasta que, sem abrir mão do apuro estético, investiu na defesa de um frentismo político em prol da redemocratização do país. Nas páginas deste livro, Hirszman emerge como artista próximo às heranças do Teatro de Arena, como realizador filiado ao comunismo e que procurou a atualização constante de suas práticas de engajamento. Concentrando-se na década de 1970 e no início dos anos 1980, Reinaldo Cardenuto situa Hirszman em relação às questões do período, a exemplo do novo sindicalismo, apresentando o percurso de um artista que encontrou na classe popular a essência de sua criação. Entrar em contato com os filmes do cineasta é perceber que a resistência cultural, em sua pluralidade, possui uma história a ser conhecida no tempo presente.

Autor: 

Reinaldo Cardenuto é professor de cinema da Universidade Federal Fluminense. Doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisas voltadas para as relações entre arte e história, publicou diversos artigos, coordenou dossiês e atuou no corpo editorial de importantes periódicos. Foi organizador do livro Antonio Benetazzo. Permanências do Sensível (2016) e dirigiu filmes como Entre Imagens (Intervalos) (2016).

Sobre os convidados:

Ana Hirszman Sampaio é estudante da ECA – Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo e editora do Contrapoder.

Eduardo Morettin é professor de História do Audiovisual na Universidade de São Paulo. A partir de suas pesquisas, escreveu livros como “Humberto Mauro, Cinema, História” e “A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960-2005)”. Também é organizador de várias outras publicações.

Ismail Xavier é pesquisador e teórico de cinema. Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo, publicou livros como “O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência”, “Alegorias do subdesenvolvimento – cinema novo, tropicalismo, cinema marginal” e “O olhar e a cena: Hollywood, melodrama, cinema novo, Nelson Rodrigues”.

Marcos Napolitano é professor de história na Universidade de São Paulo. Com pesquisas voltadas sobretudo para as relações entre cultura e política durante o regime militar brasileiro, publicou livros como “Seguindo A canção – engajamento político e Indústria cultural na MPB” e “Coração Civil. A vida cultural brasileira sob o regime militar”.

Mais informações sobre o Livro: http://bit.ly/PorumCinemaPopular

Um comentário sobre “Lançamento: Por um Cinema Popular: Leon Hirszman, Política e Resistência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *