Nota sobre o curso:
O curso foi ministrado pela professora Vera Ceccarello em 3 aulas, nos dias 23, 30 de julho e 06 de agosto de 2020;
Ementa e outras informações sobre o curso:
O objetivo deste curso é analisar de que maneira elementos sociais se apresentam nos romances de Machado de Assis, especialmente em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba. A ideia é compreender as mudanças sociais e históricas na virada do século XIX para o século XX no Brasil, tais como a modernização do Rio de Janeiro, o surgimento de uma nova classe social burguesa urbana e o papel das mulheres dentro da sociedade carioca. Esses elementos ajudam a compor um interessante quadro para se compreender o processo de mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira naquele período.
Vera Ceccarello é socióloga, professora e escritora. Tem mestrado e doutorado em Sociologia pela Unicamp e foi Visitng Scholar na Universidade de Columbia em Nova York. Com ênfase nos estudos entre Literatura e Sociedade, já trabalhou com as obras de Machado de Assis, Oswald de Andrade e Milton Hatoum.
Aulas:
Ementa por aula e materiais:
AULA 1 – “Por que coxa, se bonita?”: Cotidiano e Modernização na sociedade Brasileira
O processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro na virada do século se deu não apenas nas mudanças espaciais da belle époque, mas também nos hábitos e costumes incorporados pelas elites cariocas aos moldes europeus. O olhar para o cotidiano das grandes cidades se tornou uma constante a partir do século XIX. É nos detalhes das obras de Machado de Assis que se percebe a nem sempre sutil modernidade chegando aos trópicos.
AULA 2 – “Ao vencedor, as batatas”: As classes sociais em Machado de Assis
As mudanças econômicas e estruturais advindas da abolição paulatina da escravidão, bem como da decadência do café no Vale do Paraíba alteraram significativamente as estruturas sociais brasileiras. Assim, no final do século XIX, a aristocracia cafeicultora e escravocrata passou a conviver com uma nova burguesia urbana emergente. Os conflitos dessas relações transparecem em diversos romances de Machado de Assis, gerando novas formas de representação social.
AULA 3 – “Olhos de cigana oblíqua”: O feminino machadiano
Cada personagem feminina no universo machadiano representa, de formas variadas, os papéis da mulher na virada do século. Tal panorama demonstra diversas contradições sociais e de gênero, bem como do lugar social das mulheres e as consequências de certas transgressões. O casamento surge não apenas como uma possibilidade de ascensão social, mas também como uma vitrine para se expor valores burgueses e hábitos sociais específicos.
Bibliografia
ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994,
BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 11ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.
CHALOUB, S. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
GLEDSON, J. Machado de Assis: impostura e realismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991
SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades; Ed.34,
SEVCENKO, N. (org.). História da Vida Privada no Brasil. República: da bélle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.