Epidemia? Massacre de Estado

Carros funerários estão alinhados em frente ao cemitério de Bergamo. Esta imagem, mais do que muitas outras, mostra-nos a realidade em toda a sua dureza. Não é possível nem deixar uma flor. Não foi possível acompanhá-los até o fim. Eles morreram sozinhos, lúcidos, afogando-se lentamente.

Das janelas, em determinadas horas, as pessoas gritam, cantam, batem panelas e se reúnem em um espírito nacionalista evocado pelos políticos e pela mídia. “Tudo irá bem. Conseguiremos”.

O governo suspendeu, com decretos publicados em ritmo frenético, o debate, inclusive o fraco confronto democrático e o rito esgotado da democracia representativa, e alistou todos nós. Quem não obedece é um vetor de contaminação, um criminoso, um louco.

Para deixar claro. Cada um de nós é responsável por suas próprias ações. Os anarquistas sabem bem disso: para nós, a responsabilidade individual por nossas próprias ações é o eixo de uma sociedade de liberdade e igualdade.

Cuidar dos mais fracos, dos idosos, daqueles que, mais do que outros, arriscam suas vidas é um dever que sentimos com grande força. Sempre. Hoje mais do que nunca.

Um dever igualmente forte é dizer a verdade. Essa verdade que, trancados dentro de casa em frente à televisão, nunca percebemos. No entanto, é, na maioria das vezes, visível para todos.

Quem procura uma verdade oculta, uma conspiração sombria criada por seu vilão favorito, fecha os olhos para a realidade. Isso porque quem os abre luta para mudar a ordem do mundo injusto, violento, liberticida e assassino.

Todos os dias, inclusive hoje, quando as pessoas ficam doentes e morrem, o governo italiano aplica 70 milhões de euros em gastos militares. Com os 70 milhões gastos em apenas um dos 366 dias deste ano bissexto, seis novos hospitais poderiam ser construídos e equipados. E restaria algo para as máscaras, os laboratórios de testes e cotonetes usados no exame completo. Um respirador custa 4.000 euros: portanto, 17.500 respiradores poderiam ser comprados por dia — muito mais do que seria necessário agora.

Nestes anos, todos os seguidos governos reduziram constantemente os gastos com a saúde, a prevenção e as vidas de todos nós. No ano passado, segundo as estatísticas, a expectativa de vida caiu pela primeira vez. Muitos não têm dinheiro para pagar remédios, consultas e serviços especializados, porque precisam pagar aluguel, alimentação e transporte.

Fecharam pequenos hospitais, reduziram o número de médicos e enfermeiros, cortaram leitos, forçaram os profissionais de saúde a trabalhar horas extras para compensar os inúmeros buracos.

Hoje, com a epidemia, não há mais filas, não há mais listas de espera de meses e anos para a investigação do diagnóstico: consultas e exames foram cancelados. Faremos isso quando a epidemia passar. Quantas pessoas adoecem e morrem de tumores diagnosticáveis e curáveis; quantas pessoas verão suas patologias piorarem, pois colocaram em quarentena o que resta da saúde pública? Enquanto isso, as clínicas privadas fazem alguns movimentos publicitários e multiplicam os negócios, porque os ricos nunca ficam sem tratamento.

É por isso que o governo nos quer nas varandas cantando “Estamos prontos para a morte. A Itália chamou” (hino nacional). Eles nos querem em silêncio e obedientes como bons soldados, carne de canhão, sacrificáveis. Mais tarde, quem sobreviver ficará imune e mais forte. Até a próxima pandemia.

Por esse motivo, de nossas varandas, nas paredes das cidades, nas filas de compras, dizemos em voz alta, apesar da máscara, que estamos enfrentando um massacre do estado. Quantas mortes poderiam ter sido evitadas se os governos desses anos tivessem tomado decisões para proteger nossa saúde? Não foi um erro, mas uma escolha criminosa.

Ao longo dos anos, pesquisadores de doenças infecciosas alertaram para o risco que corríamos de uma possível pandemia. Foram vozes deixadas no deserto.

A lógica do lucro não permite flacidez. Quando tudo acabar, as indústrias farmacêuticas que não investem em prevenção farão negócios. Elas vão ganhar dinheiro com os medicamentos descobertos por muitos pesquisadores que trabalharam para a comunidade e não para enriquecer aqueles que já são ricos.

Acostumamo-nos a acreditar que somos imunes às pragas que afligem os pobres, aqueles que não têm meios de se defender, aqueles que nem sequer têm acesso à água potável. Dengue, ebola, malária, tuberculose foram as doenças dos pobres, das populações “atrasadas” e “subdesenvolvidas”. Então, um dia, o vírus embarcou na classe executiva e alcançou o coração econômico da Itália. E nada foi como antes.

Embora não imediatamente. A mídia, os especialistas e o governo nos disseram que a doença mata apenas os idosos, os doentes, os que também têm outras patologias. Nada de novo, é um fato normal: você não precisa de um diploma de medicina para saber disso.

Então, todos pensaram que, na pior das hipóteses, teriam uma gripe extra. Esta informação criminosa encheu praças, bares e festas. Não foi por isso que a responsabilidade individual, que também passa pela informação e pelo entendimento, falhou. Mas isso tira um pouco dessa aura de santidade que o governo está tentando usar para sair ileso da crise. E, quem sabe? Talvez até mais forte.

Eles nos dizem que nossa casa é o único lugar seguro. Não é verdade. Os trabalhadores que precisam sair todos os dias para ir à fábrica, sem nenhuma proteção real, apesar dos pequenos consolos que a Confindustria (confederação de industriais) oferece aos sindicatos estatais, voltam para suas casas todos os dias. Há parentes idosos, crianças e pessoas frágeis lá.

Apenas uma pequena parte dos que saem para comprar ou respirar um ar tem proteção: máscaras, luvas e desinfetantes não estão disponíveis nem mesmo nos hospitais.

O governo alega que a proteção não é necessária se você for saudável: é uma mentira. O que eles nos dizem sobre a propagação do vírus claramente nega isso. A verdade é outra: dois meses após o início da epidemia na Itália, o governo não comprou nem distribuiu as proteções necessárias para impedir a propagação da doença.

Elas custam muito. Na região de Piemonte, os clínicos gerais conversam por telefone com pessoas que têm febre, tosse, dor de garganta, convidando-as a tomar antipiréticos e a ficar em casa por cinco dias. Se piorarem, irão para o hospital. Ninguém é testado. Quem mora com esses pacientes fica preso: não podem deixar os que sofrem e precisam de cuidados sozinhos, mas correm o risco de serem infectados se a doença respiratória for causada pelo coronavírus. Quantos inconscientemente foram infectados e depois espalharam a doença para outras pessoas, saindo sem proteção?

A prisão domiciliar não nos salvará da epidemia. Isso pode ajudar a retardar a propagação do vírus, não a impedi-la.

A epidemia se tornou uma oportunidade de impor condições de trabalho que permitem às empresas gastar menos e ganhar mais. Os decretos de Conte (Primeiro Ministro) garantem o trabalho de casa sempre que possível. As empresas se aproveitam disso para o impor a seus funcionários. Você fica em casa e trabalha online. O teletrabalho é regulamentado por uma lei de 2017, que estabelece que as empresas podem propô-lo, mas não o impor, aos funcionários. Portanto, deve estar sujeito a um acordo que forneça aos trabalhadores garantias sobre horário de trabalho, formas de controle, direito a cobrir os custos de conexão e a cobertura em caso de acidente. Hoje, após o decreto do governo Conte para enfrentar a epidemia de Covid 19, as empresas podem forçar o trabalho de casa sem acordos ou garantias para os trabalhadores, que também devem ser gratos pela possibilidade de ficar em suas residências. A epidemia tornou-se, portanto, um pretexto para a imposição sem resistência de novas formas de exploração. Para os trabalhadores regulamentados, são garantidos o seguro desemprego e os fundos suplementares. Para os trabalhadores temporários, itens de IVA. E, para trabalhadores informais, não haverá cobertura, exceto algumas migalhas. Quem não trabalha, não tem renda.

Quem se atreve a criticar, quem se atreve a falar verdades desconfortáveis, é ameaçado, reprimido, silenciado.

Nenhum meio de comunicação divulgou a denúncia dos advogados da associação de enfermeiros, instituição que não tem nada de subversiva. Os enfermeiros são descritos como heróis, desde que adoeçam e morram silenciosamente, sem contar o que acontece nos hospitais. Enfermeiros que dizem a verdade são ameaçados de demissão. O acidente de trabalho não é reconhecido para quem está infectado, porque o hospital não é obrigado a pagar indenização àqueles que trabalham todos os dias sem proteção ou com proteção completamente insuficiente.

A autonomia das mulheres está sob ataque por conta da gestão governamental do surto de Covid 19.

O cuidado com as crianças, que ficam em casa porque as escolas estão fechadas; com os idosos em risco; com os deficientes recai sobre os ombros das mulheres, que já são fortemente atacadas pela insegurança no emprego. Enquanto isso, em silêncio, nas casas transformadas em prisões, os feminicídios se multiplicam.

No barulhento silêncio da maioria, 15 reclusos morreram durante distúrbios na prisão. Nada vazou sobre suas mortes, além dos documentos policiais. Alguns, que já estavam em estado grave, não foram levados para o hospital, mas foram carregados em vans da polícia e levados para morrer em prisões a centenas de quilômetros de distância. Um massacre, um massacre estatal.

O resto foi deportado para outros lugares. As prisões explodem. Os presos não têm garantia de saúde e dignidade, mesmo em condições “normais”, desde que seja normal trancar as pessoas atrás das grades. Para salvaguardá-los, o governo não encontrou nada melhor do que suspender as conversas com os membros da família, enquanto os guardas podem ir e vir. A revolta dos presos irrompeu diante do risco específico de disseminação da infecção em locais onde a superlotação é a norma. Aqueles que apoiaram as lutas dos prisioneiros foram atacados e denunciados. A repressão foi, com a cumplicidade das medidas previstas nos decretos do governo, extremamente dura. Em Turim, também impediram uma simples visita a familiares e amigos na prisão, mobilizando tropas em cada acesso às ruas que cercam o presídio de Le Vallette.

Os trabalhadores que fizeram greves espontâneas contra o risco de contágio foram denunciados por violar os decretos do governo, pois se manifestaram na rua por sua saúde.

Nada deve parar a produção, mesmo que sejam cadeias produtivas que possam ser interrompidas sem nenhuma consequência para a vida de todos nós. A lógica do lucro, da produção, vem em primeiro lugar. O governo teme que outras frentes de luta social possam se abrir após a revolta nas prisões. Daí o controle policial obsessivo, o uso do exército, ao qual, pela primeira vez, são atribuídas funções de ordem pública, e não de mero apoio às várias forças policiais. O exército se tornou numa força policial: o processo de osmose iniciado algumas décadas atrás está se concretizando. A guerra não para. Missões militares, exercícios e campos de tiro estão em pleno funcionamento. É a guerra contra os pobres no tempo de Covid 19.

O governo proibiu todas as formas de manifestações públicas e reuniões políticas.

Arriscar a vida para o chefe é um dever social, enquanto a cultura e a ação política são consideradas atividades criminosas.

É uma tentativa, não muito velada, de evitar qualquer forma de confronto, discussão, luta, construção de redes de solidariedade que realmente permitam dar apoio àqueles que estão em maior dificuldade.

A democracia tem pés de barro. A ilusão democrática derreteu como neve ao sol diante da epidemia. As medidas ex cathedra do primeiro-ministro são entusiasticamente aceitas: sem debate, sem passagem pelo templo da democracia representativa, só com um simples decreto. Quem não as respeita é um vetor de contaminação, um assassino, um criminoso e não merece misericórdia.

Deste modo, os verdadeiros responsáveis, os que cortaram os gastos com a saúde e multiplicam os gastos militares; os que não garantem máscaras nem para os enfermeiros; os que militarizam tudo, mas não viabilizam testes porque “custam 100 euros” são absolvidos com aplausos pelos prisioneiros do medo.

O medo é humano. Não devemos ter vergonha dele, mas também não devemos permitir que empresários e políticos o usem para obter um consenso em torno de políticas criminosas.

Lutamos para impedir o fechamento dos pequenos hospitais, destruindo preciosos serviços de saúde para todos. Estávamos na rua com os trabalhadores de Valdese, de Oftalmico, de Maria Adelaide, do Hospital Susa e em muitos outros cantos de nossa província.

Em novembro, estávamos nas ruas para repudiar a exposição da indústria aeroespacial de guerra. Lutamos todos os dias contra o militarismo e as despesas de guerra. Estamos no caminho para a luta No Tav, porque com um metro de Tav paga-se 1000 horas de terapia intensiva.

Hoje, estamos ao lado daqueles que não querem morrer na prisão; dos trabalhadores atacados e denunciados, porque protestaram contra a falta de proteção para evitar a propagação do vírus; dos enfermeiros que trabalham sem proteção e correm o risco de perder o trabalho, porque dizem o que acontece nos hospitais.

Hoje, grande parte dos movimentos de oposição política e social está silenciosa, incapaz de reagir, esmagada pela pressão moral, que criminaliza aqueles que não aceitam sem discutir a situação de crescente perigo causada pelas escolhas governamentais de ontem e de hoje.

Restringir movimentos e contatos é razoável, mas é ainda mais razoável lutar para fazê-lo com segurança. Precisamos encontrar lugares e maneiras de combater a violência daqueles que nos aprisionam, porque eles não sabem e não querem nos proteger.

Como anarquistas, sabemos que liberdade, solidariedade, igualdade em nossas mil diferenças são obtidas através da luta, que não deve ser delegada a ninguém, muito menos a um governo cuja única ética é a manutenção do poder.

Não. Não estamos “prontos para morrer”. Não queremos morrer e não queremos que ninguém fique doente e morra. Não nos alistamos na infantaria destinada ao massacre silencioso. Somos desertores, rebeldes, partisans.

Exigimos que as prisões sejam esvaziadas, que os sem-teto tenham um abrigo, que sejam anuladas as despesas de guerra, que os exames clínicos sejam garantidos para todos, que cada um tenha os meios para proteger a si e aos outros da epidemia.

Não queremos que apenas os mais fortes sobrevivam. Queremos que mesmo aqueles que viveram muito tempo continuem a fazê-lo.

Queremos que os doentes tenham alguém próximo deles, que os ame e possa consolá-los: com dois bombardeiros de combate F35 a menos, poderíamos ter trajes e toda a proteção necessária para que ninguém morra sozinho.

Tudo dará certo? Conseguiremos? Depende de cada um de nós.

Os camaradas da Federação Anarquista de Turim, reunidos em assembleia em 15 de março de 2020.

Dedicamos este texto à memória de Ennio Carbone, anarquista, médico que dedicou sua vida à pesquisa científica, tentando retirá-la das mãos vorazes da indústria, que apenas financia o que gera lucro.

Ele falou conosco, há tempos, sobre o risco de uma pandemia como a que estamos enfrentando hoje.

Faz falta a sua voz, a sua experiência nestes dias difíceis.

Tradução: Daniel Monteiro.

Um comentário sobre “Epidemia? Massacre de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *